Romanza Russa

Tradicionalmente romanza russa é interpretada de um homem ou de uma mulher acompanhada por violão ou piano. Geralmente, fala sobre o amor e separação, sobre a fidelidade e traição, sobre a terra, e a tristeza, saudade de sua terra natal. Cada canção é uma confissão de um artista, sua alma, seu sentimento, sua tristeza e seu amor. 

 

Este género foi cultivado na Idade Média na França, Itália e Espanha. A romanza espanhola era interpretada por músicos profissionais, principalmente voz e harpa, cujo objetivo era divertir a nobreza com temas históricos e lendários. Na idade barroca identificou-se com o cântico e o Classicismo, com pequenas cantatas para voz e orquestra. No gênero da zarzuela, a romanza é uma canção ou ária de tema lírico e principalmente amoroso.

  

Mais tarde, através da França, a tradição de execução de romanzas veio para a Rússia, onde eles cantaram primeiro em francês. E no início do século XIX, os poetas e compositores russos começaram a criar as suas obras originais, diferentes do habitual. Romanzas eram cantadas no palco por cantores profissionais, mas também eram cantadas simplesmente num círculo de amigos. Tradicionalmente a romanza russa é interpretada por um homem ou por uma mulher acompanhada por violão ou piano.

 

Geralmente, fala sobre o amor e separação, sobre a fidelidade e traição, sobre a terra, a tristeza e saudade da sua terra natal. Cada canção é uma confissão do artista, sua alma, seu sentimento, sua tristeza e seu amor.

Com muito gosto para todos os algarvios e portugueses apresento o Fado Russo.

 

Irina Egorova-Svechnikova

Intérprete de Romanza Russa,

piansta especialista em cultura russa.